saude1O início da construção da Igreja da Saúde se deu em 1823 por Bento Joaquim do Amaral e João C. Salgado. Já a conclusão só pôde ser efetivada, em 1848, por iniciativa do então presidente da Câmara Municipal, Cassemiro de Andrade.

Nesse período ela possuía duas torres em seu frontispício, porém, em 1925, após uma tempestade que caiu na cidade uma delas foi atingida por um raio e a edificação teve que ser reformada. Foi então, que a ‘nova’ igreja passou a ter somente uma torre central. Essa edificação possui uma arquitetura que lembra o padrão das capelas coloniais mineiras.

Como toda igreja daquela época a Igreja da Saúde também tinha um cemitério que era localizado à esquerda da edificação religiosa e se chamava São Francisco. Tal cemitério foi desativado, pelo padre Joaquim Santana de Castro, e os corpos tiveram que ser transladados para o Cemitério do Cruzeiro. A intenção do pároco era construir nesse ponto um Centro Comunitário, devido ao crescimento da cidade. Entretanto, isso não ocorreu. Atualmente, o local abriga pontos comerciais que são alugados para terceiros.

A imagem de Nossa Senhora da Saúde que orna o altar principal veio de Portugal há mais de cem anos. Além do mais a Igreja Saúde abriga o “Museu de Arte Sacra”, com belas imagens de valor histórico e religioso.

Em 09-12-1988 a edificação foi tombada pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Itabira (Comphai).

 

Padres que celebraram missa na Paróquia Nossa Senhora da Saúde:

1º Pe. José Lopes Magalhães

2º Pe. Geraldo Trindade Barreto

3º Pe. Joaquim Santana de Castro

4º Pe. José Cassimiro da Silva

5º Pe. Valter Carrijo

6º Pe. Luiz Cezar

7º Pe. Ilídio Hemétrio Quintão

8º Pe. Uildes Flávio Assis

 

Atendimento do Sacerdócio:

5ª feira – 8h30 às 12h e 14h às 18h

Horário das Missas:

2ª à 6ª feira – 19h

Sábado – 19h30 (Missa dos Jovens)

Domingo – 7h30/ 10h(Missa das Crianças)/ 19h30

Batizado – 2º e 4º domingo

Todo dia 15 de cada mês, Novena Perpétua de Nossa Senhora da Saúde